27/04/2009
Al Gore
Há quem procure alhear-se das ameaças ambientais globais, alegando que se trata de um assunto da competência dos governos. Não é verdade: os dramas de Chernoby, do mar Aral ou da Amazónia dizem respeito a todos nós. O nosso planeta está em mudança, tem mais lixo, mais ruído, mais fumos venenosos na atmosfera, mais vagas de calor, incêndios e outras catástrofes naturais que precisam de ser urgentemente combatidos. A mudança climática, e as alterações de temperatura são hoje a questão fulcral a que temos que saber responder sob pena de comprometermos as condições de vida de todo o planeta, permitindo ao dióxido de carbono que leve à destruição os glaciares, que eleve o nível médio dos mares, matando culturas, promovendo inundações desastrosas, desertificando e entregando as espécies à destruição.
“Uma verdade inconveniente, a crise do aquecimento global”, por Al Gore (Gradiva, 2007), é um excelente e bem documentado testemunho do antigo vice-presidente dos EUA, que nos adverte para as graves consequências paras as nossas vidas caso não se tomem as medidas adequadas (para saber mais, consulte www.climatecrisis.net ) .
O que nos diz, de uma forma tão persuasiva, Al Gore? Que, enquanto no mundo pré industrial, se conseguia uma relativa harmonia da absorção da energia solar e não havia praticamente efeito de estufa, agora o problema da atmosfera consiste em estar repleta de quantidades enormes de dióxido de carbono indutores do efeito de estufa. O autor apresenta provas eloquentes: o monte Kilimanjaro (Tanzânia) deixou praticamente de ter neve; os glaciares dos Alpes estão a desaparecer; estamos a assistir ao recorde de tempestades, tufões e furacões violentos como o Katrina, a par de uma série desastrosa de inundações, desaparecimento de lagos e alterações no Árctico e Antárctida. Al Gore que os EUA emitem cerca de um quarto do total mundial de gases indutores do efeito de estufa, ao passo que todo o continente africano é responsável apenas pela emissão de cinco por cento destes casos. Se a caso se elevarem os níveis das águas dos oceanos entre cinco e meio e seis metros (o que poderá ser possível se a cúpula de gelo da Gronelândia ou a placa de gelo da Antárctida ocidental se derreterem ou se precipitarem no mar), Miami ficará submersa, Amsterdão desaparecerá, no Bangladesh e na cidade de Calcutá sessenta milhões de pessoas ficariam desalojadas.
O aquecimento global agravará todos os problemas existentes: nas profundezas dos oceanos ou na saúde pública (difusão de maior número de doenças), por exemplo. As grandes industrias poluentes procuram desesperadamente intoxicar a opinião pública, fingindo que a verdade não é tão grave como se diz. Al Gore exemplifica com Philip Cooney, que trabalhava na política ambiental na Casa Branca mas que estava encarregado, até então, de ser um agente da desinformação à cerca do aquecimento global. Quando foi desmascarado, em 2005, entrou logo nos quadros da Exxon Mobil. Isto para sublinhar que a opinião pública anda enganada devido à coligação entre as empresas poluentes e governantes seus serventuários.
Todos podemos lutar contra o aquecimento global: usando lâmpadas fluorescentes, fluorcompactas, telhados verdes, automóveis híbridos ou energia eólica. É do senso comum que o consumo aparece associado a muitos impactos ambientais, havendo instituições (como a OCDE) que fazem sugestões para as estratégias de mudança no que toca às escolhas ambientais menos danosas para o ambiente e recursos naturais, propondo, por exemplo, uma estrutura de preços de bens e serviços que internalize os custos e as vantagens ambientais, em que se informa os cidadãos sobre o leque de bens e serviços ambientalmente menos agressivos que existam no mercado. O cidadão pode e deve contribuir para controlar a mudança climática, desde que adopte comportamentos em casa usando termóstatos impedindo as fugas de calor, usando correctamente o frigorifico e o congelador, sabendo aquecer os alimentos e a água, o ar condicionado, etc., etc.
Não se conhece neste momento maior desafio que esteja a ser posto a uma educação do consumidor que se oriente por critérios de exigência e de solidariedade. Com essa nova educação do consumidor um mundo melhor é possível.
O derrotismo ou o fatalismo não resolvem coisa nenhuma. Dizia-se nos anos oitenta que o problema do buraco da camada do ozono era impossível de solucionar. Com a cooperação à escala mundial, tomaram-se medidas convenientes. Agora, face aos perigos ainda mais graves do aquecimento global, não podemos simplesmente dar-nos ao luxo de não agir.
“Uma verdade inconveniente” devia ser uma leitura obrigatória em todo o sistema educativo português.
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