O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde lançaram na quinta-feira , dia 8 de Junho em Maputo a campanha de massificação de prevenção do consumo do tabaco nas escolas.
O acto que teve lugar na Escola Secundária Noroeste 1, contou com a presença do Director Nacional de Saúde, Dr. Mouzinho Saíde e do Representante da Organização Mundial da Saúde El Hadi Benzerroug.
Falando na ocasião, o Director Nacional de Saúde disse que o tabaco, além de ser maléfico à saúde, agrava o problema da pobreza nos países em vias de desenvolvimento. Lançou uma crítica aos países desenvolvidos de se enriquecerem por via do tabaco, à custa de vidas humanas nos países em vias de desenvolvimento.
O Representante da OMS, por sua vez, disse que 6 milhões de pessoas morrem, anualmente no mundo devido ao tabaco. Este também mostrou-se contra a indústria tabaqueira ao afirmar que esta indústria consegue muito dinheiro, mas o seu produto mata, uma vez que em cada cigarro existem 4 mil substâncias químicas nocivas.
Os estudantes da Noroeste 1 ficaram sensibilizadas com os ensinamentos que tiveram e prometem envolver-se na campanha de luta contra o tabaco, começando na sua escola, onde há alguns alunos e professores que consomem o tabaco, mesmo no recinto escolar. Estes alunos reconhecem que não será fácil combater o consumo de tabaco, porque este produto serve de fonte de sobrevivência para muitas famílias, mas apelam um trabalho conjunto, de toda a sociedade para redução do consumo do tabaco.
Não cheguem a este ponto!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário